Opinião:
Escrever uma opinião sobre estes sete livrinhos é, digamos... difícil. Do mesmo modo que seria difícil escrever uma opinião sobre O Príncipezinho. Na verdade, aquando a leitura das Crónicas, comparei-os muito, perguntando-me que reacção teria se as tivesse lido enquanto criança.
Muito provavelmente a magia teria sido maior, é um facto mas, por outro lado, com certeza escapar-me-iam uma série de situações, pormenores e simbologia da qual a obra de Lewis está tão cheia.
A verdade é que em qualquer idade, estes livros agarram-nos para nunca nos deixarem o coração. Sob a forma de sete livros escritos por ordem cronológica, e usando em todos personagens principais distintas mas relacionadas umas com as outras, C. S. Lewis conta-nos a história de um país de sonho (ou talvez seja melhor descrevê-lo como um Universo Paralelo) chamado Nárnia, cuja história da Criação por Aslan, o grande leão, nos é contada em O Sobrinho do Mágico. O país evolui, as crianças deixam de ser crianças, mas a imaginação e a fantasia progridem, de geração em geração, de tio para sobrinho, de irmão para irmão, de amigo para amigo, em aventuras numerosas.
No fundo, Nárnia é o mundo perfeito dos nossos imaginários de criança, aqueles a que, a determinada altura da vida, estamos desejosos de voltar. Mas é um mundo cheio de metáforas para os adultos, para todo o tipo de adultos, desde os que passam pela vida pensando continuamente e apenas no futuro, aos que se esquecem das coisas realmente importantes, passando pelos que percorrem os caminhos da vida temendo os da morte. Mas é também para aqueles que se mantêm eternamente jovens e que acreditam na magia por a verem todos os dias nas pequenas coisas.
Livrinhos deliciosos para se ler e reler desde tenra idade... e que nos ajudam a reflectir e talvez, quem sabe, a ser um bocadinho mais felizes.
I agree with every single word... And what a cute opinion!
ResponderEliminarBtw, os livros são fantásticos mesmo, a mistura entre a magia da infância e os ensinamentos para adultos está muito bem conseguida.