Sabem aquela altura em que o Natal não era só prendas prendas e mais prendas? Em que se dava valor à família e aos amigos, e era uma época verdadeiramente romélica (no bom sentido) e gira, a única altura do ano em que todos se juntavam para desafinar em conjunto as músicas de Natal, enquanto se vão distribuindo enfeites pela casa?
Então porque raio agora em que deixámos de ser a criança de sempre é que o Natal se decidiu tranformar no desfile do quem dá mais? Quer dizer, desde quando temos de dar prenda a todos só porque sim? Detesto dar prendas só porque sim, ainda para mais no Natal. Na verdade, e que tal estabelecer o bom hábito do "eish, esta coisa é mesmo gira para a pessoa X, vou comprar-lhe!"?
Pessoalmente é o que mais gosto de fazer e para mim era assim que funcionava, nem que fosse tecnicamente "obrigatório" dar uma prenda a cada pessoa que se gosta pelo menos uma vez no ano somente... porque sim! Não uma prenda de Natal, não uma prenda de aniversário, não um cartão disto e daquilo, ou porque teve um filho, ou porque casou, ou porque isto isto e aquilo... Só porque somente se viu aquilo e achou-se giro para uma pessoa. Acreditem em mim, sabe muuuuito melhor do andar uma semana antes do Natal a correr atrás do que poderão apenas eventualmente ser boas prendas!
O problema é que, lá está, agora somos quase obrigados a dar a toda a gente uma prenda no Natal! E agora com a crise, a coisa aperta mais ainda, e há que poupar! Por exemplo, uma das minhas prendas de Natal para uma amiga minha foi comprada em Julho. Foi como acabei de explicar, vi - adorei - "é a cara dela" - comprei. Claro que, com estas coisas de apertar o cinto, acabei por guardar a prenda e vou dar-lhe só agora no Natal, porque tem de se dar prenda a toda a gente na mesma altura para ninguém ficar aborrecido com um "ela teve prenda e eu não!" (embora eu não acredite que a pessoa em questão ficasse verdadeiramente chateada) e eu não posso lembrar "aaah mas eu dei-te a prenda XPTO e a ela não lhe dei nada!". Esse tipo de situações é verdadeiramente chato.
Bem, no fim de contas, o Natal é a grande fonte do comércio e este ano vou gastar o mínimo possível com lembranças bonitas mas muito simples!
Música: Last Christmas - Wham!
- 14:12
- 2 Comments