Esqueçam os Vampiros...Opinar está mais na moda!
10:15
Aviso: Este post foi escrito num momento de indignação! Apesar disso, não pretendo ser mal educada com ninguém, apenas apresentar o meu ponto de vista sobre um fenómeno que me irrita profundamente. Ataques pessoais não fazem parte do meu repertório portanto, se servir a carapuça a quem quer que leia isto, eu não tenho culpa!
Sabem aquelas ideias que surgem da mente de uma pessoa e se alastram como uma praga pela Internet e outros meios, deixando-nos sem outra hipótese que não levarmos com aquilo na cara quer queiramos quer não? Um bocado como aquela música brasileira que toda a gente sabe e faz questão de cantar sempre que estamos presentes? Pois, lá está, eu bem me parecia que vocês têm conhecimento do que estou a falar! Os brasileiros chama a este tipo de fenómenos "modinhas", um termo curiosamente adequado.
Não, não me vou concentrar nos vampiros nem em música brasileira. Este post será dedicado à nova modinha da blogosfera nacional... Precisamente:
A Modinha dos Blogues de Opinião
(nomeadamente literária)
Ok, antes de mais quero deixar claro que eu não sou contra existirem blogs de opinião. Aliás, o meu próprio blog é 90% das vezes um blog de opinião e, guess what, eu gosto muito dele. A questão é outra, muito mais complexa. Se não, vejamos!
É meu costume, desde há algum tempo (provavelmente desde que criei este blog), andar por aí a passarinhar frequentemente pela blogosfera, nomeadamente por blogs dedicados a literatura, música, cinema, e outras coisas que tais. Gosto de o fazer porque alguns blogs postam coisas bastante interessantes, poem-me ao corrente das novidades e deixam-me entretida durante umas horas. É bom, é saudável, e dá cultura geral! Yey para a cultura geral, certo?
Acontece que ultimamente tenho notado um crescente número de blogs que existem com a finalidade principal de postar opiniões, nomeadamente literárias. E isto não seria problema algum se, de facto, os seus autores soubessem o que é uma Opinião Literária.
Para mim a questão é simples: é normal que os autores da blogosfera não sejam profissionais e façam o que fazem apenas pelo gosto da partilha de opiniões. Mas daí a fazer o trabalho sem qualquer tipo de brio ou cuidado com o que fazem vai uma distância gigante. Isto porque na maior parte das vezes, as assim denominadas "opiniões literárias" não passam de algo do género:
"Weeeee, este livro é tão lindo! Ele fala sobre este, este e este gajo que fazem isto isto e aquilo *introduzir resumo de meio quilómetro do livro aqui*. Gostei, gostei muito, principalmente porque a personagem principal era muito linda e o final também!"
Ora, eu não sei quais são os vossos objectivos ao ler uma opinião sobre alguma coisa, mas os meus não incluem certamente:
1- um resumo quilométrico do livro e potencialmente recheado de Spoilers porque a) se já li o livro já sei o que vai acontecer e b) se ainda não o li não quero saber o que vai acontecer até o ler;
2 - saber que o livro é lindo, sem qualquer tipo de informação adicional. Um livro lindo para ti não é o mesmo que um livro lindo para mim;
3- saber que quem o leu gostou sem saber exacta e objectivamente porquê!
A verdade é que sinto que dar a opinião sobre tudo sem, no fim, dizer nada de interessante, se tornou a nova "modinha" cá do sítio. Quando leio uma opinião é para tomar uma decisão sobre a leitura/visionamento ou não de um livro/filme, ou então para saber o que as outras pessoas pensaram e trocar ideias com elas. Podemos ter os 2 gostado da história, mas sobre pontos de vista completamente diferentes. Assim, nunca o saberei, não é verdade?
Por isso, sinceramente, PAREM de opinar como se estivessem a fazer uma grande coisa, quando afinal só deitam cá para fora meia dúzia de bacoradas. Parem, pensem, vão a blogs com trabalhos bem feitos, estruturem adequadamente as vossas opiniões, MELHOREM! Uma opinião bem feita, nunca demora dez minutos a ser escrita. Resultará em menos tempo perdido tanto vosso como meu e todos faremos da blogosfera nacional um local melhor e mais rico! ;)
3 comentários
*experimenta carapuça*
ResponderEliminar*atira carapuça para o lado e encolhe os ombros*
Esqueceste de mencionar os comentadores que resolvem usar descrições coloridas e sem sentido nenhum para qualificar como os livros estão escritos. (Se eu me deparar com mais um “escrita fluida”, ou qualquer outro sinónimo identicamente pretensioso para “Lê-se bem”, juro que me passo.) Com a coisa do resumo de metro e meio, consigo simpatizar, porque já o vi em lugares suficientes para começar a coçar a cabeça e me interrogar porque é que os comentadores não se limitam a redireccionar para a Wikipédia. Os spoilers…eu normalmente procuro opiniões de livros que já li, daí que não me incomode que sejam incluídos, mas consigo ver porque é que irritariam quem é avesso a eles.
A tua batalha contra a má qualidade das opiniões é provavelmente uma batalha perdida, mas desejo-te sorte. Go get them!
(E com isto, lembraste-me de que eu mesma ainda tenho opiniões para escrever *suspiro*)
No que me diz respeito a carapuça não te serve. XD
ResponderEliminarO post foi escrito num momento de fúria quando tinha acabado de ler um post sobre um filme que quero ir ao cinema ver cujo único conteúdo minimamente aceitável e que não constava da sinopse foi "o guarda-roupa era excelente, adoro roupa daquela época". -.-
Não posso ser ambiciosa ao ponto de dizer que estou a tentar erradicar opiniões com má qualidade, mas tinha de manifestar a minha indignação de alguma forma!
Eu sabia que em breve deveria esperar esta opinião em escrito XD.
ResponderEliminarYou already know how much I agree with you
Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^