Opinião literária: "O Romance da Bíblia" de Deana Barroqueiro

13:42

Opinião literária:


Simples, comovente, e inegavelmente cru e realista. É assim que esta colectânea de contos publicados por Deana Barroqueiro se apresenta ao leitor, sendo este convidado a visitar histórias contadas e recontadas nas escrituras do Antigo Testamento. São estas histórias, ordenadas cronologicamente, que se juntam harmoniosamente em torno de um denominador comum, muito pouco explorado e com um enorme potencial: o papel feminino nas Sagradas Escrituras.

Desengane-se o leitor que esperar intenso clima romântico entre personagens, aventuras amorosas alegres e despreocupadas ou uma versão colorida de uma narração típica em qualquer leitura do Antigo Testamento. "Romance da Bíblia" é um livro sobre mulheres fortes, determinadas, vividas, humilhadas e exaltadas, indefesas e guerreiras. Mulheres reais, cujas histórias a maior parte das vezes não gozam de finais felizes.

Na verdade, trata-se mais, até, do que uma simples narração dos factos. É, em si mesmo, um novo ponto de vista, uma nova visão das Escrituras que revela a ponta do véu sobre tudo o que nunca foi dito e permaneceu no esquecimento. É este realismo, este objectivo nunca enunciado mas sempre presente de fazer o leitor meditar, sem simplesmente passear pelas páginas, que torna este livro uma excelente aposta de leitura.

A isto é acrescentada a capacidade descritiva da autora, que nos prende de imediato aos cenários e personagens que retrata, criando uma dinâmica constante não só intra mas também entre contos. Vi-me, de facto, a consultar regularmente contos anteriores descobrindo pormenores relacionais entre contos e seguindo atentamente a linhagem descendente dos protagonistas de cada conto.

Um excelente livro, rico em detalhes e simbologia e inteiramente recomendado para uma leitura pausada e reflectida.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Querida amiga

    Venho agradecer-lhe (embora tarde e a más horas, porque só hoje vi o seu post) a magnífica crítica que fez ao meu romance. Não se limitou a uma sinopse e a dizer que gostou, foi muito mais fundo e soube captar as minhas intenções e a mensagem que eu quis transmitir aos leitores. Receba por isso a minha gratidão, com um beijo.
    Vou permitir-me a liberdade de pôr estas suas palavras no blogue do livro: http://romancedabiblia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada eu, por se ter "dado ao trabalho" de ler a minha crítica e comentar!
    Fico extremamente contente que tenha gostado e é uma honra a publicação no blogue do mesmo.
    Cumprimentos,
    Mar

    ResponderEliminar

Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^

Popular Posts

Like us on Facebook

O layout deste blog é da total imaginação, criatividade e responsabilidade da Blue - Supermegafoxyawesomehot - Storm, que será paga atempadamente em reservas de chocolate. Thank you, you lovely Lady!

Flickr Images