Esqueçam os Vampiros...Opinar está mais na moda!

10:15

Aviso: Este post foi escrito num momento de indignação! Apesar disso, não pretendo ser mal educada com ninguém, apenas apresentar o meu ponto de vista sobre um fenómeno que me irrita profundamente. Ataques pessoais não fazem parte do meu repertório portanto, se servir a carapuça a quem quer que leia isto, eu não tenho culpa!

Sabem aquelas ideias que surgem da mente de uma pessoa e se alastram como uma praga pela Internet e outros meios, deixando-nos sem outra hipótese que não levarmos com aquilo na cara quer queiramos quer não? Um bocado como aquela música brasileira que toda a gente sabe e faz questão de cantar sempre que estamos presentes? Pois, lá está, eu bem me parecia que vocês têm conhecimento do que estou a falar! Os brasileiros chama a este tipo de fenómenos "modinhas", um termo curiosamente adequado. 
Não, não me vou concentrar nos vampiros nem em música brasileira. Este post será dedicado à nova modinha da blogosfera nacional... Precisamente:

A Modinha dos Blogues de Opinião 
(nomeadamente literária)

Ok, antes de mais quero deixar claro que eu não sou contra existirem blogs de opinião. Aliás, o meu próprio blog é 90% das vezes um blog de opinião e, guess what, eu gosto muito dele. A questão é outra, muito mais complexa. Se não, vejamos!


É meu costume, desde há algum tempo (provavelmente desde que criei este blog), andar por aí a passarinhar frequentemente pela blogosfera, nomeadamente por blogs dedicados a literatura, música, cinema, e outras coisas que tais. Gosto de o fazer porque alguns blogs postam coisas bastante interessantes, poem-me ao corrente das novidades e deixam-me entretida durante umas horas. É bom, é saudável, e dá cultura geral! Yey para a cultura geral, certo?
Acontece que ultimamente tenho notado um crescente número de blogs que existem com a finalidade principal de postar opiniões, nomeadamente literárias. E isto não seria problema algum se, de facto, os seus autores soubessem o que é uma Opinião Literária. 
Para mim a questão é simples: é normal que os autores da blogosfera não sejam profissionais e façam o que fazem apenas pelo gosto da partilha de opiniões. Mas daí a fazer o trabalho sem qualquer tipo de brio ou cuidado com o que fazem vai uma distância gigante. Isto porque na maior parte das vezes, as assim denominadas "opiniões literárias" não passam de algo do género:

"Weeeee, este livro é tão lindo! Ele fala sobre este, este e este gajo que fazem isto isto e aquilo *introduzir resumo de meio quilómetro do livro aqui*. Gostei, gostei muito, principalmente porque a personagem principal era muito linda e o final também!"

Ora, eu não sei quais são os vossos objectivos ao ler uma opinião sobre alguma coisa, mas os meus não incluem certamente:
1- um resumo quilométrico do livro e potencialmente recheado de Spoilers porque a) se já li o livro já sei o que vai acontecer e b) se ainda não o li não quero saber o que vai acontecer até o ler;
2 - saber que o livro é lindo, sem qualquer tipo de informação adicional. Um livro lindo para ti não é o mesmo que um livro lindo para mim;
3- saber que quem o leu gostou sem saber exacta e objectivamente porquê!

A verdade é que sinto que dar a opinião sobre tudo sem, no fim, dizer nada de interessante, se tornou a nova "modinha" cá do sítio. Quando leio uma opinião é para tomar uma decisão sobre a leitura/visionamento ou não de um livro/filme, ou então para saber o que as outras pessoas pensaram e trocar ideias com elas. Podemos ter os 2 gostado da história, mas sobre pontos de vista completamente diferentes. Assim, nunca o saberei, não é verdade?

Por isso, sinceramente, PAREM de opinar como se estivessem a fazer uma grande coisa, quando afinal só deitam cá para fora meia dúzia de bacoradas. Parem, pensem, vão a blogs com trabalhos bem feitos, estruturem adequadamente as vossas opiniões, MELHOREM! Uma opinião bem feita, nunca demora dez minutos a ser escrita. Resultará em menos tempo perdido tanto vosso como meu e todos faremos da blogosfera nacional um local melhor e mais rico! ;)

You Might Also Like

3 comentários

  1. *experimenta carapuça*
    *atira carapuça para o lado e encolhe os ombros*

    Esqueceste de mencionar os comentadores que resolvem usar descrições coloridas e sem sentido nenhum para qualificar como os livros estão escritos. (Se eu me deparar com mais um “escrita fluida”, ou qualquer outro sinónimo identicamente pretensioso para “Lê-se bem”, juro que me passo.) Com a coisa do resumo de metro e meio, consigo simpatizar, porque já o vi em lugares suficientes para começar a coçar a cabeça e me interrogar porque é que os comentadores não se limitam a redireccionar para a Wikipédia. Os spoilers…eu normalmente procuro opiniões de livros que já li, daí que não me incomode que sejam incluídos, mas consigo ver porque é que irritariam quem é avesso a eles.

    A tua batalha contra a má qualidade das opiniões é provavelmente uma batalha perdida, mas desejo-te sorte. Go get them!
    (E com isto, lembraste-me de que eu mesma ainda tenho opiniões para escrever *suspiro*)

    ResponderEliminar
  2. No que me diz respeito a carapuça não te serve. XD

    O post foi escrito num momento de fúria quando tinha acabado de ler um post sobre um filme que quero ir ao cinema ver cujo único conteúdo minimamente aceitável e que não constava da sinopse foi "o guarda-roupa era excelente, adoro roupa daquela época". -.-

    Não posso ser ambiciosa ao ponto de dizer que estou a tentar erradicar opiniões com má qualidade, mas tinha de manifestar a minha indignação de alguma forma!

    ResponderEliminar
  3. Eu sabia que em breve deveria esperar esta opinião em escrito XD.
    You already know how much I agree with you

    ResponderEliminar

Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^

Popular Posts

Like us on Facebook

O layout deste blog é da total imaginação, criatividade e responsabilidade da Blue - Supermegafoxyawesomehot - Storm, que será paga atempadamente em reservas de chocolate. Thank you, you lovely Lady!

Flickr Images