Mundo Cinéfilo: Breaking Dawn: Part 1 [2011]

11:24




Título original: The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1
De: Bill Condon
Com: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner
Género:  Aventura, Drama, Fantasia
Classificação: M/13
Outros dados: EUA, 2011, Cores, 117 min.


Aviso: Não sei o que esta opinião irá conter e, para ser bem sincera, nem sei bem ainda o que achei do filme. De qualquer modo isto vai estar recheado de SPOILERS. Considerem-se avisados!

Ok, era suposto que eu tivesse visto este filme no cinema, mas os acasos na vida de uma pessoa levam geralmente a que a mesma veja os seus planos alterados, nem que seja contra vontade própria. Esta é normalmente a razão pela qual eu não posso fazer planos, o que me obriga a um Carpe Diem meio que rebuscado e que preferia não seguir. A sério.
Mas falando dessa tão maravilhosa obra que é Breaking Dawn: o Filme, parte-1 (decidi que me vou abster de comentar a idiotice de dividirem o livro em dois filmes, e como isto é apenas uma manobra de marketing que não engana nem o senhor de 90 anos que pede na esquina. Produtores de cinema, you are doin' it WRONG!), posso adiantar que as minhas expectativas para o filme não eram... nenhumas! Quer dizer, se ao menos tivessem substituído a Bella poe uma pessoa com capacidade para sentir emoções, eu ainda podia acreditar que aquilo fosse melhorar, mas Kristen Stewart é... isto:


Bem, é como já bem e sabiamente dizia o meu querido Boromir antes de falecer:



Mas sabem que mais? Não é que a expressão facial dela adequa-se perfeitamente a quando está gravidérrima e... bem, morta?! Verdadinha, Kristen Stewart foi a morta mais credível que já tive a oportunidade de ver no ecrã!

Mas avançando. Na verdade o filme conseguiu surpreender-me com alguns aspectos positivos. O primeiro foi a banda sonora, que apesar de não muito ambiciosa se ajustou perfeitamente a cada cena e se torna em grande parte uma das principais responsáveis por algum tipo de emoção sentido ao longo do filme. O segundo aspecto positivo foram os efeitos visuais, nomeadamente em relação à gravidez da Bella. A equipa de maquilhagem, caracterização, etc, está com certeza de parabéns! 

No entanto, uma série de coisas não me caíram bem no entendimento (e não, não estou a falar no facto de a Bella não ter sorrido decentemente no seu próprio casamento). Toda a primeira parte, antes da gravidez de Bella pareceu-me, na verdade, lenta e um pouco chata, valendo apenas pela banda sonora e por algumas tentativas de humor que na maioria das vezes calharam ao lado. Por outro lado, Rob e Kristen parecem, a partir de um determinado momento, ganhar uma certa cumplicidade, ainda que de natureza completamente não sexual. Quer dizer, é normal que de cada vez que eles brincam um com o outro agarradinhos e felizes no sofá eu ache tudo muito lindinho, mas quando há beijos e potencial sexo envolvido, eu ache que ambos não têm o mínimo de química? É que foi essa a minha sensação durante todo o filme.

Taylor Lautner, por sua vez, esteve... bem. Para alguém com um papel em que metade do tempo tem de gritar e/ou rugir, safou-se bastante bem, e notou-se até algum desenvolvimento dele como actor, talvez devido também e em parte ao desenvolvimento positivo de Jacob enquanto personagem. No entanto, a acompanhar este desenvolvimento verifica-se uma regressão (se é que tal era possível) nas partes referentes ao lobos que são, sem dúvida, desvalorizadas e estão de modo geral mal feitas. De Seth e a sua relação com os vampiros muito pouco é dado a conhecer. Já Leah é relegada para o estatuto de "aquela loba que foi também com o Jacob". Será justo culpar os produtores e restante pessoal pela dificuldade de fazer melhor no ecrã do que foi feito no livro? Talvez, mas como tudo o que interessa neste franchising se resume a Edward, Bella e algum Jacob, a censura não pode ser muita, right?


Resumindo, vejam num dia sem mais nada para fazer e já tendo lido o livro. É um filme para fãs, ou pelo menos para conhecedores da matéria, definitivamente. No geral, o filme está bonzinho!


Detalhe positivo: O modo como o Imprinting foi explicado e representado (nem faz pensar em pedofilia, numa primeira altura!)

Detalhe Negativo: Onde está o carro da Bella? E as piadas de loiras?

You Might Also Like

6 comentários

  1. Bom, a mim parece-me que Os Homens que Odeiam as Mulheres prova que se pode adaptar muitíssimo bem um livro llooonnngggooo a um filme de dimensão normal. Uma boa seleção de cenas e bons atores fazem milagres.
    Fui ver isto ao cinema com a minha filha de doze anos, e se calhar é mesmo esta a idade certa, porque a criança adorou. Já eu... estou que já não posso vê-los à frente! Estranho estranho é que um casal que até é casal fora do ecrã não seja capaz de dar... um beijo de jeito!
    O primeiro filme, vá, era bonito, banda sonora maravilhosa, mas este... que desperdício de bom som! :p

    ResponderEliminar
  2. Eu não sei se eles são um casal ou não, mas eu tenho uma teoria em relação à Bella a beijar o Ed. A Kristen acha que a Bella acha que beijar o Edward é uma grande coisa (e não está errada) e interpreta-o de maneira totalmente errada... fazendo a expressão facial de quem está com dores de barriga. Blame it on Kristen!

    Confesso que escrever este post me custou, porque tudo o que me apetecia dizer sobre o filme era "Meh!".

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me que adormeci a ver o filme... Talvez tenha desmaiado com tanta coisa emocionante a passar-se!!! :)

    ResponderEliminar
  4. Podias ter dito o meh. Isto está demasiado positivo o.o Mas acredito no que salientaste.

    ResponderEliminar
  5. olá. eu adorei ver o filme mas não tem nada a ver com o livro. digo isto porque o livro esta muito mais completo e lindo :) fiquei triste com isto...

    é a minha opiniao

    ResponderEliminar
  6. Liliana
    Na primeira parte do filme eu quase que adormecia mesmo, mas olha, acho que a minha resistência ao sono quando estou a ver alguma coisa é elevada, que posso fazer?

    Inês
    Não está positivo, simplesmente não digo que foi muito mau porque... eh, não foi tão mau quanto eu estava à espera?...

    Anónimo
    Li o livro há já tanto tempo que não me lembro o suficiente para comparar (apenas me lembro que envolvia piadas de loiras e trocas de galhardetes muito interessantes entre a Rose e o Jake), mas recordo-me do suficiente para saber que não o detestei tanto quanto a maioria do público que o leu. Não odiei abismalmente BD, ao contrário da maioria das pessoas que conheço que o leu, de facto.

    ResponderEliminar

Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^

Popular Posts

Like us on Facebook

O layout deste blog é da total imaginação, criatividade e responsabilidade da Blue - Supermegafoxyawesomehot - Storm, que será paga atempadamente em reservas de chocolate. Thank you, you lovely Lady!

Flickr Images