Mundo Cinéfilo: Dreamgirls [2006]

11:05





Título original: Dreamgirls
De: Bill Condon
Com: Jamie Foxx, Beyoncé Knowles, Eddie Murphy
Género: Drama, Musical
Classificação: M/13
Outros dados: EUA, 2006, Cores, 130 min.

Informações:
Baseado no Musical da Broadway homónimo, Dreamgirls conta a história da ascensão ao estrelato de Effie White, Deena Jones e Lorrell Robinson, grupo de R&B conhecido como Dreamettes ou Dreams. Inserido no contexto político e social dos Estados Unidos da América das décadas de 1960 e 1970, baseia-se na história verídica em torno na criação da Motown Records, com referências a vários artistas editados pela Motown, nomeadamente o grupo musical The Supremes. Aclamado pela crítica, o filme ganhou 3 Globos de Ouro (Melhor filme: Comédia ou Musical, Melhor actor - Jamie Foxx - e Melhor Actriz - Jennifer Hudson) e um Oscar de Melhor Actriz Secundária, das oito nomeações originais para os prémios mais aclamados do cinema.


Ok, PAROU TUDO!!! É neste momento que uma pessoa começa a perder a crença nos prémios de cinema Norte-Americanos. [P.S. - Contém SPOILERS]

Estava com Dreamgirls "na gaveta" há um tempão, e basicamente ouvi falar tanto dele (e tenho 2 músicas do filme no mp3) que achei que não podia deixar de ver. De facto, o que eu queria quando me decidi a ver o filme era algo que me entretesse e fosse realmente bom sem me partir a cabeça e/ou o coração ao mesmo tempo. Fiz umas pipocas e bora lá!

O filme começa com boa música, figurinos engraçados e 3 irmãs (que eu depois descubro que não são irmãs... acho eu.) com feitios clichet. Temos a DIVA, a boazinha e bonita que se deixa intimidar pela DIVA e a outra que não tem importância nenhuma porque durante o filme ninguém lhe vai prestar um cavaco de atenção, seja de que maneira for. As meninas inocentes são convidadas para ser backvocals de um cantor super da moda. DIVA não gosta, mas acaba por concordar. Anos depois meninas vão lançar-se a solo. DIVA não vai cantar como main, mas sim a boazinha e bonita porque basicamente é magra. DIVA does not like it. E continua sem gostar até ao fim do filme. I mean, sou só eu a ver o lugar comum a que isto vai tudo dar? E, claro, há um homem no meio da DIVA e da menina bonita. Que troca uma pela outra e... Adivinhem só! Deixa a primeira grávida. Claro que ele não sabe que ela está grávida! Porque DIVA é uma personagem orgulhosa. Registem isso!...

Desengane-se quem pensar que as músicas salvam o cenário. São, na verdade, mais do mesmo, uma e outra e outra vez e, na maior parte das vezes, parecem ter sido espremidas entre linhas de guião sem propósito aparente. Mesmo "And I'm Telling You I'm not Going", uma música que adoro, surge não como uma lufada de ar fresco, mas com um pensamento de "oooh, mais uma música ensanduichada aqui para o meio *revira os olhos*". Curiosamente, no meio de todas, é "Listen" que se safa, apesar de surgir de uma plot-hole com o tamanho de uma cratera lunar média.

Do cast não se pode dizer muito, uma vez que todas as personagens não têm características especiais, com excepção de Jennifer Hudson e Eddie Murphy, que - eles sim - contribuíram numa percentagem considerável para que não tenha desistido do filme a meio.
 
Mas não me vejam como mázinha porque, no final de contas e comparado com muito do material que anda por aí, não se pode dizer que é um mau filme. Simplesmente caracterizaria o filme em geral como tremendamente aborrecido.

Conclusão? Excelente filme para servir de remédio para noites de insónia!

You Might Also Like

0 comentários

Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^

Popular Posts

Like us on Facebook

O layout deste blog é da total imaginação, criatividade e responsabilidade da Blue - Supermegafoxyawesomehot - Storm, que será paga atempadamente em reservas de chocolate. Thank you, you lovely Lady!

Flickr Images