Opinião literária: "A Queda da Atlântida" de Marion Zimmer Bradley

12:54


Sinopse:

A história de duas irmãs, Deoria e Domaris, filhas do Sumo Sacerdote Talkannon, dos seus amores, dos seus ódios, dos seus prazeres e sofrimentos e da forma como, tendo escolhido caminhos diferentes, por vezes opostos, vivem os seus dias e desempenham um papel fulcral na batalha que, apesar de invisível, se trava dia e noite pelo futuro do Mundo.
Das suas acções, das suas escolhas e das consequências que estas implicam, vai-se construindo um karma que perdurará por muitas vidas, ligando os actores deste drama de forma inelutável e definitiva até ao fim dos tempos.
Mas mais importante que qualquer destino ou karma, o que está em jogo é o futuro do próprio Mundo, pois da batalha mortal que se trava entre as Trevas e a Luz e do seu desenlace poderá resultar a queda da própria Atlântida.


Críticas de imprensa:

«Desta vez, Marion Zimmer Bradley detém-se no mito da Atlântida. Tal como no ciclo de As Brumas de Avalon, a autora, com a nostalgia lírica de uma tragédia grega, renova as lendas dando-lhes o mistério da feminilidade.»
Livres Hebdo


Opinião literária:

Ler Marion Zimmer Bradley, apesar da genialidade de algumas das suas obras, nem sempre é fácil. Quem conhece a escrita da autora (e eu já li uns 15 livros dela) sabe que este alterna entre a clareza crua da mensagem e o que eu chamo um limbo literário: onde tudo o que é dito não é propriamente claro, envolvendo o leitor numa atmosfera de incerteza. Este livro, ou pelo menos grande parte dele, situa-se na parte do limbo. Desengane-se, portanto, quem vem à procura de uma leitura fácil. "A Queda da Atlântida" está todo ele repleto de rituais e situações pouco claros, onde, apesar de se avistar uma tentativa de distinção entre bem e mal, as fronteiras entre os dois conceitos não estão bem estabelecidas.

A sinopse em si é um excelente resumo da história: Domaris e Deoris são duas irmãs que perderam a mãe aquando o nascimento de Deoris. Domaris é Sacerdotisa iniciada da luz e encontra o amor ao lado de Micon, um Sacerdote Atlante da luz, que devido à tortura a que foi submetido vive apenas para ter um filho ao qual transmitir o Poder que lhe foi conferido por Herança. Deoris, por sua vez, é uma criança escriba, demasiado petulante para qualquer um excepto a irmã Domaris a quem tem como uma mãe. Mas será que, tal como a irmã, Deoris está destinada a abraçar o lado da Luz?

Algo curioso demonstrado no livro é, na verdade, a dualidade entre as duas irmãs. Se, por um lado, se poderia esperar que Domaris fosse um poço de virtudes devido à sua condição, tal facto não se confirma. Domaris consegue por mais do que uma vez ser incrivelmente egoísta e arrogante, apesar de na maioria do tempo ter uma passagem equilibrada pela narrativa. Por outro lado, Deoris - que no início do livro é inevitavelmente rotulada como a personagem mais mimada do século - vai revelando uma presença de espírito natural e inesperada. Talvez o efeito seja criado pela narrativa, a qual vai formando, sem que o leitor se aperceba, uma envolvência entre a personagem e o leitor a tal ponto que acaba por - tal como Deoris - não ter a noção de alguns actos e da consequência dos mesmos. A noção, essa, recuperamo-la com a própria Deoris, numa parte final do livro de leitura de certo modo mais simples e simultaneamente mais agradável.

Uma leitura complexa e para ser feita com tempo e atenção, do primeiro livro que compõe a Saga Avalon e a razão para a ligação de muitas personagens nos livros seguintes.

You Might Also Like

0 comentários

Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^

Popular Posts

Like us on Facebook

O layout deste blog é da total imaginação, criatividade e responsabilidade da Blue - Supermegafoxyawesomehot - Storm, que será paga atempadamente em reservas de chocolate. Thank you, you lovely Lady!

Flickr Images