Teorias sobre os Emmy Awards e a indústria televisiva norte-americana [parte 1]

08:00

Sim, contem com um post grande. Bastante grande. Na verdade, quem lê o meu blogzinho (se é que alguém se dá verdadeiramente ao trabalho) sabe que eu sou uma pessoa que gosta de textos grandes e de não deixar nada por dizer. Por isso mesmo, quando cheguei a meio da escrita deste texto cheguei à conclusão que ele terá de ser dividido em, pelo menos, duas partes. Mas se não gostarem desta 1ª parte voltem na mesma por favor, porque na verdade acho que a 2ª parte está bastante melhor. Bem, aqui vamos nós.


No passado dia 18 à noite (ou 19 de manhã, dependendo do ponto de vista e do país de residência) teve lugar a cerimónia de entrega dos Emmy Awards, que para um plebeu qualquer como eu são simplesmente os Oscars mas na versão televisiva. Este conceito atrai logo uma série de complicações à minha cabecinha simples. É que reparem, os Oscars são prémios para filmes em que unicamente filmes são considerados a concurso e unicamente filmes ganham. 
Ora, a questão torna-se muito mais alargada quando se fala em prémios semelhantes para programas de televisão. Na verdade, se tivermos em conta a variedade de programas diferentes existentes a nível televisivo, deparamo-nos com um problema imediato. Afinal, quantas categorias estes prémios deviam ter, mesmo?

Bem, a verdade é que a TV é feita de gente esperta, e os americanos da TV foram suficientemente espertos para ver que ninguém se interessava verdadeiramente por quantas categorias seriam criadas desde que existissem muitas a evidenciar o goldstardart da TV americana. E qual é, qual é, meus amigos? Ora pois claro, as séries! Eu não me queixo, até porque uma boa série é sempre preferível à Oprah, mas reparando numa série de buracos que esta premissa criou não posso deixar de evidenciar alguns aspectos:
  1. Todas as séries são enquadradas em dois géneros, ou 3, se quisermos ser rigorosos: comédia, drama e mini-série.Não existe nada para além disso. Isso coloca a categoria "Drama" um pouco sobrelotada, não? Just sayin'!
  2. De todas as categorias ligadas a séries de TV, as únicas consideradas importantes são as ligadas aos actores (para além das de melhor série). Parte-se automaticamente do princípio que a série é o que é devido aos actores? Não, na verdade é assim porque é o que interessa ao público. Actores têm carne e osso e estão ali, visíveis, por mais medíocres que sejam e as pessoas gostam de acreditar que são eles quem faz a série. Melhor argumento?? Nãaaao, isso não conta para nada! Melhor banda sonora? Em que é que isso contribui mesmo para a série? Melhor fotografia? Pffff, uma série não precisa disso! O que interessa é se gostamos do actor ou não, a série depende é disso!
  3. Proponho que se mude o nome da categoria "Melhor Programa de Variedades" para "Melhor Programa que não é uma série nem um reality show". Eu sei é um pouco longo, mas queremos algo mais próximo da realidade, não? Pois, talvez não.

Na parte 2 desta dissertação...
  • Teorias sobre como Modern Family tem sido capaz de levar tantos prémios para casa (sim, inclui conteúdo dedicado às mamas de Sofia Vergara);
  • Como erguer um altar a Peter Dinklage;
  • Como gozar com todos aqueles que não acreditaram na vitória de Jim Parsons;
  • Como amaldiçoar quem não deu a "Baelor" o Emmy por "Best Drama Writing".
entre outros pontos de igual importância...

[Continua...]

You Might Also Like

5 comentários

  1. A minha pessoa fútil só liga aos Emmys - e Óscars - porque me dá uma desculpa para ver gente bonita e parecer culta ao mesmo tempo, mas...Melhor Programa que não é uma série nem um reality show não fica lá muito no ouvido, lá isso não.

    Apenas por curiosidade, o "Como erguer um altar a Peter Dinklage" virá com imagem explanatória?

    ResponderEliminar
  2. Na realidade há Emmy para categorias não ligados somente aos actores. São os Creative Arts Emmy Awards e realizam-se uma semana antes desta edição dos Emmy, (os Primetime Emmy Awards. Infelizmente não têm tanto exposição porque quem recebe os prémios não são caras conhecidas do público e por isso devem achar que não têm importância suficiente -.-

    ResponderEliminar
  3. Moggo
    Peter Dinklage bem que merecia imagem explanatória, mas tenho que as minhas skills no paint não cheguem a tanto... Infelizmente.

    Lóide
    Eu sei que sim, mas o que pretendi exactamente criticar foi a falta de relevância dada a categorias que não envolvem actores. O que para além de uma injustiça revela a verdadeira credibilidade deste tipo de prémios.

    ResponderEliminar
  4. Caramba, ficaste lançada XD

    ResponderEliminar
  5. De vez em quando dá-me destas coisas :P

    ResponderEliminar

Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^

Popular Posts

Like us on Facebook

O layout deste blog é da total imaginação, criatividade e responsabilidade da Blue - Supermegafoxyawesomehot - Storm, que será paga atempadamente em reservas de chocolate. Thank you, you lovely Lady!

Flickr Images