Opinião literária: Trilogia "Os Jogos da Fome" de Suzanne Collins

14:23


Sinopse Os Jogos da Fome:
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.

Sinopse Em Chamas:
Depois de no primeiro volume Katniss se oferecer para substituir a irmã mais nova nos Jogos da Fome, que têm como lema «matar ou morrer», contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Os dois jovens Katniss e Peeta tornaram-se agora os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar… Um ritmo constante de adrenalina numa obra que promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano.

Sinopse A Revolta:
Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…

Opinião:

Estava para ler esta trilogia há imenso tempo, graças às recomendações que vinha a receber de todo o lado (ao ponto da mesma constar do top livros que toda a gente leu menos eu). Bem, nada como uma leitura conjunta para motivar alguém a ler finalmente aquele livro que estamos sempre a adiar, certo? Certo.
Confesso que, apesar das maravilhosas opiniões em relação à trilogia, não vinha com as expectativas muito elevadas para esta leitura. Isto porque das últimas vezes a coisa não me correu muito bem. Apesar disto, desta vez tive uma surpresa positiva...
A verdade é que os Jogos da Fome é o melhor livro/saga/trilogia Young Adult que leio desde há muito tempo! Na verdade, isto podia não querer dizer muito, uma vez que não tenho lido muito Young Adult recentemente. No entanto, e para bem dos meus pecados, isso QUER, DE FACTO, dizer algo de importante.

O livro - principalmente o primeiro - obriga-nos a uma leitura alucinante! A história e a escrita de Suzanne Collins tiveram a capacidade de me prender à leitura como não o fazia há muito tempo. E, para isso, contribuiu, em muito, a personagem principal. Não, desenganem-se desde já, eu não gosto assim tanto de Katniss Everdeen, mas de algum modo ter uma personagem que luta por ela e pela família, sem medos nem preconceitos, é uma lufada de ar fresco! 

Mas começando pelo início, que já me estou a adiantar...

A premissa do livro é excelente e original e suficiente para instigar à leitura, não fossem alguns livros em condições semelhantes que resultaram num brilhante desastre *cofImperfeitoscof*. No entanto, ao contrário desses casos, Jogos da Fome revela um bom aproveitamento de todo o enquadramento original. O worldbuilding apesar de simples está bem idealizado, e quem não fica empolgado com a ideia de um livro que envolve 24 adolescentes numa arena a matarem-se uns aos outros?

Mas a verdade é que a trilogia, e até mesmo o primeiro livro, acabam por não se destacar por essa razão. O que acaba por cativar o leitor e ser o ponto forte da trilogia não é o sangue nem a emoção de caçar e ser caçado, mas sim a vertente psicológica. O efeito de um gesto de despedida. De uma frase numa entrevista. De um olhar numa multidão. Na realidade, tanto os Jogos propriamente ditos como as outras partes de acção, que se suporia serem as melhores dos livros não o são devido ao sangue, ou às mortes, ou à emoção. Nisso, infelizmente, os livros deixam um pouco a desejar, embora o facto da autora não ter tido escrúpulos com algumas das personagens mais queridas ter sido um ponto extremamente positivo.

Na verdade, o que mais se destaca acaba por ser a naturalidade do que é representado. A realidade, a capacidade de nos apercebermos que, caso as circunstâncias reais fossem aquelas, tomaríamos a mesma atitude desta ou daquela personagem. É a semelhança com a natureza humana que atrai o leitor, mesmo que de um modo simples e encoberta atrás de finas mas numerosas camadas de violência e amor juvenil.
Porque no fim não há um final completamente feliz ou completamente infeliz... Porque no fim as cicatrizes permanecem. E é, essencialmente por este realismo que eu recomendo a trilogia.

You Might Also Like

7 comentários

  1. por acaso o que mais gostei foram mesmo os jogos. ok... minto... no primeiro tambem gostei da intro, mas os jogos sao sempre os pontos altos, por isso e que defende que o terceiro livro nao os teve (pelo menos tao altos como nos outros livros)

    ResponderEliminar
  2. E já fizeste a opinião!=D
    Eu estou agora no início do "Em Chamas" e vamos lá ver como é que corre!

    ResponderEliminar
  3. Ne, achei que os jogos deixaram um pouco a desejar. Acontecia tudo muito rápido e sem suficiente drama. O único momento que realmente achei muito bom foi a morte da Rue.

    Sim, já a fiz, embora tirada a ferros e de qualidade muuuito duvidosa. Mas está aqui :P

    ResponderEliminar
  4. Concordo :)
    Também gostei imenso... http://lclavado.blogspot.com/2010/09/hunger-games-by-suzanne-collins.html

    Parabéns pelo teu blog ;) vou continuar a seguir

    ResponderEliminar
  5. Bem, agora que os terminaste a todos, já posso perguntar...que tal achaste o final do último livro?

    ResponderEliminar
  6. Liliana, obrigada! ;)

    Moggo: A opinião está abaixo de terrível e não diz nada de jeito, mas enfim.
    Gostei do facto dela não ter saído de lá feliz e sorridente. E gostei que tivesse ficado com o Peeta, ainda que por razões meio que forçadas. Por outro lado, pareceu-me tudo meio rebuscado [ALERTA SPOILER] a partir da morte da Prim.

    ResponderEliminar
  7. Também para mim, o realismo (do ponto de vista psicológico e da reação das personagens) da história foi um dos aspetos que mais que cativou.

    ResponderEliminar

Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^

Popular Posts

Like us on Facebook

O layout deste blog é da total imaginação, criatividade e responsabilidade da Blue - Supermegafoxyawesomehot - Storm, que será paga atempadamente em reservas de chocolate. Thank you, you lovely Lady!

Flickr Images