Opinião literária: "Um Dia" David Nicholls

06:52



Opinião literária:

Apesar de não ser o meu típico tipo de leitura, devido à parceria entre o Portugal Creative e a Civilização Editora recebi e li (de modo a puder fazer esta crítica) o livro "Um Dia" de David Nicholls com algum entusiasmo devido às imensas críticas positivas e bem argumentadas que vi por aí na blogosfera.

A história é, de facto, bastante simples. Trata-se do relato de 20 anos na vida de duas pessoas que têm em comum apenas uma noite num apartamento. Emma Morley e Dexter Mayhew não são, tanto quanto a minha pouca leitura do género me faz saber, as típicas personagens românticas, feitas uma para a outra, sendo a vida a principal reponsável pelas constantes contrariedades do seu romance. São sim a antítese um do outro, um par invulgar, porém simpático e divertido, que se vai descobrindo por acaso (e nunca sem dificuldades) ao longo de 20 atribulados anos. E durante todo o livro o leitor é levado numa viagem não só pela vida mas pelas características de cada um, apercebendo-se do quão (não) são feitos um para o outro. Frequentemente vi-me simplesmente a desejar que nunca mais se vissem, enquanto em outras alturas mal via o momento em que ficariam juntos e é esta ambiguidade, não só da narrativa como também das personagens, que torna este um romance distinto e demarcado dos restantes.

A estrutura também contribui para a diferenciação supra citada. De facto, a divisão em capítulos em que, regra geral, cada um representa o mesmo dia passado na vida de ambos em anos sucessivos é uma original forma de expôr a narrativa havendo, no entanto, uma frequente sensação por parte do leitor que há algo que falta, pormenores por explicar, detalhes por descrever. A fluidez da história perde-se um pouco nestes "buracos" narrativos em que o leitor tropeça.

O final, esse, que dizem ser a parte mais importante de todos os livros é simultaneamente inesperado e previsível. Por um lado é um final demasiado frequente e recorrente no tipo de livro em causa, por outro ocorre a uma altura da narrativa em que não estamos simplesmente preparados para ele, chegando de surpresa e acabando por apanhar o leitor desprevenido.

Apesar de não achar este um Romance inesquecível, apaixonante e arrebatador é, sem dúvida, um livro que marca positivamente a diferença no género, desde as personagens à própria linguagem e conteúdo. Assim recomendo a sua leitura a quem não espera um grande clássico ou um livro psicologicamente muito denso.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Já o tinha vistos nos escaparates de uma livraria e o título entusiasmou-me, mas como o tempo não vai ser muito nos próximos tempos não o comprei.

    No próximo mês de Agosto, retomo o tempo livre xD

    Gostei do post :D

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    Estive a ver o teu blogue e adorei as tuas criticas literárias, e queria convidar-te a envia-las para literatura@dmagia.net, porque todas as semanas se oferece livros às melhores criticas.
    Visita o blogue: www.dmagia.blogspot.com.
    Espero que gostes.

    ResponderEliminar

Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^

Popular Posts

Like us on Facebook

O layout deste blog é da total imaginação, criatividade e responsabilidade da Blue - Supermegafoxyawesomehot - Storm, que será paga atempadamente em reservas de chocolate. Thank you, you lovely Lady!

Flickr Images