Opinião literária: "Criaturas Maravilhosas" de Kami Garcia & Margaret Stohl

03:25


Opinião literária:

Confesso que, quando peguei em "Criaturas Maravilhosas" não sabia bem o que esperar do livro. Não tinha quaisquer expectativas nem "pré conceitos" criados em torno da sua história, e talvez este facto me tenha sido favorável: não tinha nada por que esperar e, portanto, não podia sair (tão) frustrada da leitura do mesmo.

"Criaturas Maravilhosas" é um livro acima de tudo dedicado ao amor. O amor entre um Mortal e uma Encantadora (uma Bruxa, apesar das autoras não se atreverem a empregar no nome das coisas devido à estupidez da cotação perjorativa do título) que terá de vencer uma série de barreiras para ser bem sucedido. Sim, à primeira vista estamos perante um conceito há muito visto. E, no fim, e apesar de uns apontamentos originais, é nesse conceito que o livro se baseia. De certo modo, e a certa altura, pareceu-se um pouco com um "Crepúsculo" mas em situação invertida e com uma série de pontos melhorados, nomeadamente o realismo na relação entre os protagonistas e uma narrativa que apesar de simples é claramente superior.

Mas concentrando-me na história, atrevo-me a dizer que o seu apontamento original é o enquadramento do local onde a mesma se passa: a vila calma, pacata e absolutamente (e doentiamente) normal, cujos cidadãos rejeitam toda e qualquer pessoa que seja diferente deles. É na vila de Gatlin que aparece a estranha Lena Duchannes, sobrinha do Eremita da cidade, Mason Rockwood, que nunca foi visto por qualquer habitante da mesma e que, por isso, é desprezado (e temido, secretamente) por todos. É por ela que o Mortal Ethan Wate, que sempre quis sair da sua pacata vila à qual julga não pertencer, se apaixona. O problema (para além de uma série de outros, que se vão revelando ao longo do livro) é que quando fizer 16 anos, Lena irá ser Chamada para a Luz ou para as Trevas. E, aparentemente, não tem hipótese de escolha pelo lado a tomar. É assim que os dois apaixonados se vêem numa jornada para, simplesmente, fazer com que Lena tenha a hipótese de escolher pertencer à Luz.

Curiosamente, uma das primeiras coisas que reparei no livro, foi a forma como o narrador e personagem, Ethan, está "escrito". Dei por mim a sorrir e a dizer mentalmente um "vê-se logo que foi escrito por mulheres", pelo seu modo quase perfeito de ser e de agir, ainda que, digamos, "mortal". Não se trata de um príncipe encantado, mas bate ao de leve no conceito de homem perfeito, apesar de todas as inconstâncias e inseguranças de Lena com a qual, apesar de algumas acções que me desagradaram, simpatizei bastante.

Na verdade, simpatizar parece-me um bom termo para resumir a minha opinião sobre o livro. Simpatizei com as personagens, simpatizei com a história (apesar do cliché) e com a própria narrativa, o que fez do livro uma leitura agradável, apesar de estar muito longe de ser uma história fantástica. Só não simpatizei com o título que, apesar de estar explicado no livro na fala de uma das personagens, não me cativou verdadeiramente e pareceu-me, em última análise, demasiado vago.

You Might Also Like

0 comentários

Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^

Popular Posts

Like us on Facebook

O layout deste blog é da total imaginação, criatividade e responsabilidade da Blue - Supermegafoxyawesomehot - Storm, que será paga atempadamente em reservas de chocolate. Thank you, you lovely Lady!

Flickr Images