Opinião literária: "D. Amélia" de Isabel Stilwell

13:26


Opinião literária:

Convertida ao interesse pela História desde pequena, e iniciada no Romance Histórico pela leitura de Philippa Gregory (e que alta foi a fasquia imposta por ela), confesso que foi simultaneamente com entusiasmo e alguma reserva que encarei a leitura de "D. Amélia". Não me arrependi, de todo!

"D. Amélia" é um livro interessante e completo, caracterizado pela narrativa entusiasmante e cativante da história de Maria Amélia Luísa Helena de Orleães, princesa de França e última Rainha, de facto, de Portugal. Apesar da infância feliz, numa família unida, era a mais velha dos filhos dos Condes de Paris sendo naturalmente educada com uma rigidez diferente da dos irmãos. Casada por amor com Carlos, Duque de Bragança e futuro D. Carlos I de Portugal vê o casamento definhar pelas mãos do marido e ser-lhe arrancada a felicidade através do assassinato do filho mais velho, Luís Filipe. O povo não a ama, apesar de todas as obras de caridade, das iniciativas e da luta pelo povo português. E todos estes sentimentos, toda a felicidade da infância e tristeza da vida adulta, a dor do Exílio, palavra que tanto marcou a sua família encontra-se transcrito nas páginas lidas.

A narrativa é fluída, sob a forma de um quase diário em que são incluídos pormenores da vida de uma figura marcante e extremamente bem caracterizada pela autora. As cartas (algumas da realidade histórica) e reflexões dos diários de Amélia dão ao Romance toda uma visão poética e simultaneamente, real dos acontecimentos. A dado momento, torna-se impossível ao leitor não entrar no mundo e na vida de Amélia, vivendo a sua realidade, querendo lutar com e como ela e voltar com ela às origens.

De certa forma constitui um relato de uma realidade portuguesa ainda actual, nomeadamente tendo em conta o contexto político e social e isto, e a sua associação ao drama pessoal da Rainha, constitui sem dúvida um dos muitos pontos fortes do livro.

Uma excelente escolha em termos de Romance Histórico, e mal possa lerei, sem dúvida, os outros volumes publicados por Isabel Stilwell.

You Might Also Like

0 comentários

Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^

Popular Posts

Like us on Facebook

O layout deste blog é da total imaginação, criatividade e responsabilidade da Blue - Supermegafoxyawesomehot - Storm, que será paga atempadamente em reservas de chocolate. Thank you, you lovely Lady!

Flickr Images