Opinião literária: "A Floresta de Mãos e Dentes" de Carrie Ryan

08:06

Opinião literária:

Já há algum tempo que estava curiosa em relação a este livro, onde humanos e "zombies" se encontram num Mundo dominado pelos últimos e em que, numa pequena aldeia - isolada de tudo o resto e sem saber da existência de nada nem ninguém no mundo exterior - a população vive e sobrevive à invasão, regendo a sua vida de modo muito próprio e em função dos perigos em redor. Todos sabem que apenas uma mordedura por um destes seres esfomeados por carne humana será o suficiente para os transformar em criaturas iguais às que tanto temem.

No entanto, a memória de tempos passados, anteriores a esses tempos de medo e criaturas tenebrosas permanece na memória de alguns, nomeadamente da protagonista, Mary, que tem como principal sonho e objectivo ver o mar sobre o qual a sua mãe lhe contava histórias enquanto pequena. A protagonista em si (e, devo dizer, um pouco todas as personagens) é controversa. Nunca me consegui decidir verdadeiramente se gostava ou não dela (a tendência foi mais para não gostar) e fiquei muitas vezes tentada a rotula-la de Mary Sue (personagem verdadeiramente irritante de tantos universos literários), apesar de ter bastantes características que não a encaixam nesse registo. De facto, todas as suas acções, e o seu desejo de certa forma doentio de ver o mar me pareceram verdadeiramente forçadas, como se a autora quisesse dar credibilidade a uma história que não a tem, imediatamente no ponto de partida. Infelizmente, essa é a sensação predominante ao longo de todo o livro. Várias vezes me encontrei a pensar: "Mas que história é esta?", "Isto não faz sentido nenhum!" e outras expressões do género, que em nada contribuíram para continuar a ler.

A linguagem é simples, cuidada mas nada de extraordinário, algo que se adequa na perfeição ao público-alvo da série. Apesar disto, a narrativa apresenta-se num tempo verbal pouco vulgar: um Presente do Indicativo narrado em primeira pessoa, que espelhou mais que uma vez uma certa falta de à-vontade da autora em termos literários.

Enquanto ao enquadramento geral da sociedade "pós Regresso" e à ideia por si mesma, esta representa, de facto, o grande atractivo do livro, com um conceito a meu ver original, de certa forma refrescante e sem dúvida com um enorme potencial.
Infelizmente, tal não passa muito daí, sendo a ideia bastante mal-aproveitada, um mal que tenho visto de forma recorrente nos últimos tempos na "Young-adult Fiction". É de alertar cada vez mais os autores e fazê-los ter consciência de que os leitores, jovens ou não, estão cada vez mais exigentes, não se contentando com uma simples história a partir de uma boa ideia. Literatura é, de certo modo, construir uma excelente história a partir de uma boa ideia, independentemente da idade do leitor. Não é por escrever um livro de género Fantástico e rotulá-lo de "Young Adult Fiction" que este vai deixar de ser um livro para o público até aos 15 anos, no máximo (isto tendo em conta o público que não é naturalmente leitor assíduo - aí a idade máxima dos leitores do livro baixará para os 12 anos).

You Might Also Like

0 comentários

Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^

Popular Posts

Like us on Facebook

O layout deste blog é da total imaginação, criatividade e responsabilidade da Blue - Supermegafoxyawesomehot - Storm, que será paga atempadamente em reservas de chocolate. Thank you, you lovely Lady!

Flickr Images