Opinião literária "Os Olhos Amarelos dos Crocodilos" de Katherine Pancol

12:57

Opinião literária:


"Os Olhos Amarelos dos Crocodilos" chegou-me às mãos por empréstimo e já com a fama de best-seller francês.

De facto, trata-se de uma história que se torna bonita na sua simplicidade. O livro narra a luta de Joséphine para sobreviver e educar as filhas face a um divórcio pacífico mas doloroso. Pelo caminho, Joséphine tem de enfrentar os seus demónios, sendo que o principal toma forma, não só a níveis monetários, mas principalmente sob a figura da sua bela e aparentemente perfeita irmã. Pelo caminho, e paralelamente à história de Joséphine, a autora apresenta uma série de enredos paralelos, todos com uma moral e conclusão relacionada: é possível mudar a vida para melhor e triunfar, por mais tarde que nos possa parecer.

A temática, muito comum principalmente nos dias de hoje, e o retrato fiel à realidade de muitas pessoas e famílias explica o sucesso do livro, mas não por si só. De facto, Katherine guia-nos pela vida da protagonista com alguma mestria e uma linguagem fluída que embala o leitor (não sem algum sofrimento associado ao das próprias personagens) ao longo das páginas.

Acima de tudo, é um livro sobre vidas, onde o bem e o mal não são distintos nem lineares. Esta característica é para mim a mais forte do romance e reflecte-se principalmente ao nível das personagens, nenhuma totalmente perfeita ou completamente má. Pelo contrário, cada uma desempenha o seu papel (predestinado ou não), com as suas qualidades e defeitos perfeitamente definidos, e se uma vez "odiamos este", no capítulo seguinte o nosso despeito poderá voltar-se para o lado oposto. Tudo isto dá ao livro um enquadramento extremamente realista que se torna em mais um ponto positivo para o mesmo.

Num ponto de vista mais pessoal tenho a acrescentar que, no entanto e apesar de aconselhar a sua leitura, a atmosfera pessimista e de sofrimento de que todo o romance é revestido não me agradou particularmente.

You Might Also Like

0 comentários

Fazer comentários não causa alergia e não demora mais do que uns minutos e, em muitos casos, é o suficiente para me fazer feliz pelo menos por um dia. Então tentem não ser preguiçosos e comentar, sim?
Sob circunstância alguma serão aceites comentários que demonstrem falta de respeito e/ou educação. Fazer uma crítica construtiva e fundamentada é um exercício saudável, não custa nada experimentar.
Comentários do género "eh eh, segue-me, isto é tão giro, yupii!" e outros sem qualquer relação com o conteúdo do blog serão imediatamente apagados e a pessoa que os fizer terá azar nos próximos 7 anos.
Tirando os avisos acima, sintam-se à vontade para comentar e façam uma bloguer feliz! ^.^

Popular Posts

Like us on Facebook

O layout deste blog é da total imaginação, criatividade e responsabilidade da Blue - Supermegafoxyawesomehot - Storm, que será paga atempadamente em reservas de chocolate. Thank you, you lovely Lady!

Flickr Images